Presidente condecora jornalistas pela Revolução dos Cravos

Marcelo Rebelo de Sousa homenageia jornalistas e instituições pela liberdade e cultura em Portugal.

há 7 dias
Presidente condecora jornalistas pela Revolução dos Cravos

© Miguel Figueiredo Lopes/Presidência da República

Resumo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou três jornalistas, João Paulo Diniz, Carlos Albino e Manuel Tomaz, com as insígnias de Comendador da Ordem da Liberdade, em reconhecimento ao seu papel na Revolução dos Cravos. A cerimónia teve lugar no Palácio de Belém e destacou a importância das duas "senhas" que marcaram a operação militar do 25 de Abril de 1974: a música "E depois do adeus" e "Grândola, Vila Morena". O Presidente também homenageou o Ginásio Clube Português e a Sociedade de Geografia de Lisboa, atribuindo-lhes as insígnias de Membro Honorário da Ordem de Camões, em celebração dos seus 150 anos e 150 anos, respetivamente. Estas condecorações sublinham o compromisso de Portugal em valorizar a liberdade de expressão e a contribuição para a democracia e cultura do país.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, homenageou esta quarta-feira três jornalistas que desempenharam um papel crucial na história de Portugal, condecorando-os com as insígnias de Comendador da Ordem da Liberdade. A cerimónia decorreu no emblemático Palácio de Belém, onde foram reconhecidos João Paulo Diniz, Carlos Albino e Manuel Tomaz, responsáveis pela emissão das duas “senhas” que marcaram a operação militar do 25 de Abril de 1974, um momento decisivo na Revolução dos Cravos.

A primeira “senha” foi a música “E depois do adeus”, interpretada por Paulo de Carvalho, que foi lançada por João Paulo Diniz nos Emissores Associados de Lisboa. A segunda “senha”, a icónica canção “Grândola, Vila Morena”, de Zeca Afonso, foi gravada e transmitida por Carlos Albino e Manuel Tomaz na Rádio Renascença. Este reconhecimento não só celebra a coragem e a determinação dos jornalistas, mas também a importância da liberdade de expressão na construção da democracia em Portugal.

Além das condecorações aos jornalistas, o Presidente também prestou homenagem ao Ginásio Clube Português, atribuindo-lhe as insígnias de Membro Honorário da Ordem de Camões, em celebração dos 150 anos de atividade da instituição, que se tornou um modelo e referência no desporto nacional. A Sociedade de Geografia de Lisboa recebeu igualmente a mesma distinção, comemorando o seu centésimo quinquagésimo aniversário, um marco que sublinha a sua relevância na promoção do conhecimento geográfico e cultural do país.

Estas condecorações, conforme divulgado pela Presidência da República, refletem o compromisso de Portugal em valorizar aqueles que contribuíram para a liberdade e o desenvolvimento do país, celebrando a história e a cultura que moldaram a nação.