PS de Braga rejeita lista de candidatos a deputados para 2024

Comissão Política do PS de Braga chumba lista de candidatos, gerando tensão interna no partido.

há 8 dias
PS de Braga rejeita lista de candidatos a deputados para 2024

© Fernando Pires

Resumo

A Comissão Política Federativa do Partido Socialista (PS) de Braga rejeitou a lista de candidatos a deputados para as eleições legislativas de 2024, com 38 votos contra e 31 a favor. A proposta, que deixava os dois primeiros lugares à escolha do secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, gerou tensão no partido. A lista chumbada incluía o atual deputado Pedro Sousa no terceiro lugar, seguido de Irene Costa e Paulo Silva. Durante a reunião, foi aprovada uma recomendação unânime para que Isabel Estrada Carvalhais seja indicada como cabeça de lista, decisão que deverá ser ratificada por Pedro Nuno Santos. Este episódio ocorre num contexto em que o PS de Braga se prepara para as eleições, onde o círculo elegeu seis deputados na última legislatura. A reunião da Comissão Política Nacional do PS, que aprovará as listas para todos os círculos, está agendada para a mesma noite em Lisboa. Segundo os estatutos do PS, o secretário-geral pode indicar um terço dos lugares, enquanto os restantes dois terços são responsabilidade das comissões políticas federativas.

A Comissão Política Federativa do Partido Socialista (PS) de Braga rejeitou, na noite de quarta-feira, a lista de candidatos a deputados para as próximas eleições legislativas, com 38 votos contra e 31 a favor. A decisão, que foi comunicada por uma fonte socialista à agência Lusa, gerou um clima de tensão entre os membros do partido, uma vez que a lista proposta começava apenas a partir do terceiro lugar, deixando os dois primeiros lugares à escolha do secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos.

Na lista que foi chumbada, o atual deputado Pedro Sousa ocupava o terceiro lugar, seguido pela deputada Irene Costa, pelo vereador da Câmara de Guimarães, Paulo Silva, e pelo deputado municipal de Famalicão, também chamado Paulo Silva. Durante a reunião, foi aprovada uma recomendação unânime para que a antiga eurodeputada Isabel Estrada Carvalhais seja indicada como cabeça de lista por este distrito, uma decisão que agora deverá ser ratificada por Pedro Nuno Santos.

Este episódio ocorre num contexto em que o PS de Braga se prepara para as eleições legislativas de 2024, onde o círculo eleitoral de Braga elegeu seis deputados na última legislatura. Na eleição anterior, a lista foi liderada por José Luís Carneiro, que se posicionou como opositor interno do atual líder do PS nas eleições para a liderança do partido, seguido de Palmira Maciel, que não figura na lista agora rejeitada.

A reunião da Comissão Política Nacional do PS, que irá aprovar as listas de candidatos a deputados para todos os círculos eleitorais, está agendada para a mesma noite na sede do partido em Lisboa. De acordo com os estatutos do PS, cabe ao secretário-geral indicar um terço do total de lugares, enquanto os restantes dois terços são responsabilidade das comissões políticas federativas de cada círculo eleitoral. A expectativa agora recai sobre a decisão de Pedro Nuno Santos, que terá a palavra final sobre a composição da lista para Braga.